Está confirmada a saída de Jorge Judas para o Sporting.
Ao que parece espera-lhe um contrato de 3,2 milhões brutos (mais baixo que os 4 milhões do Benfica), mas que poderá chegar aos 6 milhões, caso sejam atingidos determinados objectivos, segundo indica o
Record.
Das duas uma, ou descobriram petróleo em Alvalade ou alguém que não via com bons olhos o "investimento externo" se esqueceu de verificar a credibilidade dos parceiros económicos (guiné-equatorial e alguém investigado em todo o mundo), para conseguir contratar Jorge Jesus.
Logo saberemos.
De treinador do Maior Clube do Mundo a mercenário. A gratidão é um valor moral que não se compra com 4 ou 6 milhões de euros.
Há coisas que nos fazem pensar. Porque será que Jesus nunca ficou mais de 2 anos seguidos no mesmo clube? A não ser no Benfica, claro. Porque será que apenas aos 50 e tal anos é que conseguiu treinar um dos grandes? Porque será que Jesus se conseguiu aguentar 6 anos no Benfica?
Talvez porque aqueles que agora atraiçoou lhe deram condições para esconder ou até mesmo disfarçar algumas das suas muitas fragilidades e alguns dos seus muitos defeitos ou feitios.
Todos sabemos que é Sportinguista de coração. Mas nunca pensei que deixasse um projecto sustentado como o do Benfica para embarcar numa qualquer aventura mercenária do outro lado da 2ª circular. Veremos no futuro quem fez a aposta acertada.
No entanto, o inicio de época do Benfica nos últimos 3 anos foi praticamente sempre igual:
- Todos queriam o Jesus despedido e fora do Benfica. LFV manteve-o e o Benfica ganhou com isso.
- Todos queriam manter todos os jogadores, o Presidente vendeu-os e o Benfica ganhou com isso.
-
Todos queriam que o Benfica assinasse uma espécie de contrato vitalício
com o Benfica, Jesus foi embora, o Presidente irá encontrar uma solução
à altura e o Benfica irá ganhar com isso.
Parece que Rui Vitória está na calha para substituir JJ. A ser verdade parece-me uma excelente solução, visto que tem provas dadas no Guimarães e é alguém que olha de forma diferente para as camadas jovens da formação. Poderemos ter muito a ganhar com isto. A estratégia de Vieira para o futuro do Benfica pode e deve passar pela formação, no meu ponto de vista, e Rui Vitória poderá ter os argumentos necessários para realizar um excelente trabalho.
Apesar de tudo o que de bom Jorge Jesus nos deu, temos que ter consciência de que o Benfica não pode ficar refém de egos, superegos ou pessoas que o único valor que preservam é o da conta bancária. Acima de tudo quem está no nosso clube tem que sentir o peso e a responsabilidade de ostentar o simbolo do Benfica.
Uma vez mercenário, para sempre mercenário.
Tenho dito.