quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A pior venda de sempre

Sabem naturalmente do que falo: Bernardo Silva. O Benfiquista Bernardo Silva. Para além de jogador da formação do Benfica é também Benfiquista. Serás sempre bem-vindo a casa Bernardo!

Esta, na maioria dos adeptos/treinadores/presidentes/gestores, aqueles que acham que deviam comandar os destinos do Benfica (Ui a desgraça que seria.. Nem quero pensar), foi a pior venda de sempre do Benfica. Um talento promissor com tanto potencial que veio da nossa formação, que é um Benfiquista ferrenho! Então o gajo é vendido por uns míseros 16 milhões??? Raios e coriscos e cai o carmo e a trindade!! Deverei lembrar que o MELHOR JOGADOR DO MUNDO, actualmente com 3 bolas de ouro saiu por menos que isto do Sporting? Não, se calhar vou apenas deixar passar esta...

Certo que o miúdo Bernardo tinha um grande simbolismo para os Benfiquistas que viam nele o próximo Messi (também não exagerem!), mas temos que ser realistas! É um valor alto (isto é para aqueles que criticam o Benfica quando dizem que vende abaixo das cláusulas e afins) para um miúdo com 20 anos que nem jogou na Equipa A. 16 milhões? Vocês compravam o Bernardo por esse valor? Pensem bem.

Temos que retirar ilações disto e pensar que nem a melhor academia de formação do mundo ali do outro lado da circular consegue fazer o que nós estamos a conseguir fazer. Vender 2 jogadores da Equipa B por 30 milhões (André Gomes e Bernardo Silva). O nosso projecto da formação e da Equipa B está a ser um sucesso ímpar e incomparável na Europa do futebol.

Depois temos que ver uma coisa. O salário. Acham que a média salarial do Mónaco é igual à do Benfica? Acham que depois de estar a ganhar o dobro ou o triplo ele iria gostar, apesar do seu Benfiquismo inquestionável, ficar a ganhar consideravelmente menos? Ou alguém ainda acredita em contos de fadas e acha que o Benfica poderia igualar essas mesmas condições?

Eu também era, sou e vou continuar a ser, fã incondicional do Bernardo Silva. Mas como tenho um cérebro e às vezes penso um bocado penqo que esta venda foi um acto de gestão racional e sensato, digam o que disserem.

Qualquer cromo da bola sabe que um clube em Portugal tem que vender (assunto já várias vezes abordado neste espaço) e por esse mesmo motivo acham que seria melhor vender (porque temos mesmo de vender e fazer dinheiro) Gaitán ou Bernardo Silva? Quem faz mais falta? Pois!

Vendo as coisas na perspectiva da formação, hoje, penso que será mais importante proteger os 3 que subiram ao plantel principal: Fonte, Teixeira e Guedes. É preciso dar algum enquadramento a outros que também começam a despontar como o Renato Sanches, para que possam ter a sua oportunidade na equipa principal.

Temos que nos deixar de rodeios à volta de um jogador que não foi influente para o Benfica.
Jesus não joga com um 10 puro. Já Aimar jogava pouco. A estratégia e o modelo de jogo do mister não assentam em jogadores com essas características. Também por isso, a nível táctico, essa foi uma das dificuldades do Bernardo, justamente porque Jesus não usa o chamado "10".

Economicamente falando e visto que o Benfica vai continuar a apostar em Jesus (que não prevê um 10 no seu esquema táctico e logo não iria dar grande uso às qualidades do Bernardo), foi um grande negócio!

E convenhamos, quem aqui daria 15 milhões por um miúdo de 20 anos que ainda não provou nada?

Boa sorte Bernardo!

7 comentários:

  1. Pois...mas como estava ontem na tarja...a mentira tem a perna curta. E o problema é esse, não é outro. Segue-se Cancelo. É a chamada aposta na formação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa, mas apostar na formação para realizar mais valias com a venda de jovens promessas não é apostar na formação? Ou só é apostar na formação para fazer as jovens promessas subir à equipa A? Creio que a aposta na formação se irá concretizar nessas duas vertentes e muito bem! Bernardo e Cancelo vendidos por verbas astronómicas; Guedes, Teixeira e Rui a integrar a equipa A. Volto a pedir desculpa mas não vejo onde está a mentira. Muito sinceramente...

      Eliminar
    2. Mentira? Mas só vês ou ouves o que te interessa? O Vieira admitiu que seria difícil não vender algum jogador da formação por 15 milhões. Está errado isto?
      A aposta na formação é para ter não só benefícios desportivos mas também financeiros. Ou julgas que as academias são sustentadas a energia solar? A formação também custa dinheiro, caso não saibas. Estas vendas permitem alavancar o futuro a muitos miúdos!

      Eliminar
  2. Se esta venda permitisse não ter que vender Gaitan , tudo bem!... mas o que provavelmente vai acontecer é que grande parte deste dinheiro, vai servir para "estourar" em outras promessas que na maioria das vezes são iguais ou piores que os nossos miúdos da formação!! Um jogador como o Bernardo joga bem a 10, interior direito, ala, 2º avançado... só não foi aposta, porque havia outras promessas que custaram dinheiro e que tinham que ser potenciadas... Não achas que exageras um bocadão quando falas do sucesso ímpar e incomparável da Europa da nossa formação, só porque fizemos 2 boas vendas?? O que dizer então de Barcelona, B.Munique, ou até Atletico de Bilbau!! Clubes que para alem de fazerem enormes vendas, ainda usufruem do rendimento desportivo dos jogadores... Falas também que os clubes lá fora pagam muito mais, mas esses clubes tanto pagam mais ao Bernardo, como ao Gaitan, Enzo, Matic, Garay... e dão muito mais facilmente a volta à cabeça de um jogador como Garay do que um benfiquista como o Bernardo... Não acredito que o Bernardo força-se a transferência só para ir ganhar mais, se ele pediu para sair a principal razão terá sido porque viu que a sua carreira/evolução ia estagnar, já que na equipa A dificilmente seria aposta.
    Ass: Luís

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais-te pôr a adivinhar tudo de mau que possa acontecer ao dinheiro. Problema teu. Eu quero acreditar que o dinheiro vai ser investido em prole do Benfica. Seja na compra de um novo jogador, seja na manutenção do centro de estágios, seja na limpeza da Estátua do Rei! Desde que seja sempre a favor do Benfica, por mim está tudo bem!

      O Bernardo é um 10. Não é um ala ou um 2º avançado. E Jesus não joga com jogadores com essas características como bem deves saber, ou devias.
      Não penso que estou a exagerar. Quantas academias venderam 2 jogadores num curto espaço de tempo (1 ano ou menos) por 30 milhões? Deve ter havido muitas de certeza! Além disso eu estou a ver a médio-longo prazo, coisa que não estás a alcançar. O Seixal vai dar-nos muitas alegrias ainda, quer desportivas, quer financeiras. Isso é que é de valor! Um projecto de futuro para o Benfica, é isso que se trata!
      Desculpa lá, deves ser um romântico. Por mais Benfiquista que se possa ser e sentir, ganhar 1 milhão aqui em Portugal ou 4 ou 5 no estrangeiro é muito diferente e isso no fim de contas, é que conta! É a realidade meu caro! Ele queria jogar e conseguiu. Foi bom para ele e para o Benfica.

      Eliminar
  3. Maestro10, se há aqui um romântico és tu... e é incrível as voltas e justificações que dás para elogiares a gestão do LFV. É claro que o Bernardo vai ganhar muito mais dinheiro e isso também conta, mas a principal razão para ele ter aceite a proposta do Mónaco foi porque ele queria jogar (como tu também referes)...algo que no Benfica ia ser muito complicado.
    Eu não me ponho a adivinhar o que é feito ao dinheiro das transferências, eu lembro-me é do histórico de contratações sem sentido de jogadores que foram feitas nos últimos anos e sem a mínima necessidade... A melhor posição para o Bernardo é a 10, mas sabes em que posição ele tem jogado a maioria dos jogos no Mónaco? Ala direito!!...Se o JJ quisesse, podia encaixar perfeitamente e adaptar o Bernardo ao nosso sistema de jogo! Perguntas-me quantas academias venderam 2 jogadores por 30M€? Sem puxar muito pela cabeça lembro-me do Illarramendi (da formação da R.Sociedade), que sozinho custou 32M€ ao Real Madrid.
    Eu sei ver que o Vieira já fez muitas coisas boas no SLB, e para mim o JJ é um excelente treinador... agora recuso-me é como tu a dizer ÁMEN a tudo o que a direcção faz...
    Ass: Luís

    ResponderEliminar
  4. Vais-te arrepender do que escreveste num prazo de 12 a 24 meses, falo da evolução do jogador!

    ResponderEliminar