quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

As mentiras de Vieira


Fala-se muito das cláusulas e que os jogadores do Benfica nunca saem pelas cláusulas e que o Presidente é um mentiroso e nunca cumpre a sua palavra, e que diz que os jogadores só saem pela cláusula e mais não sei quantos.

Este assunto já foi mais que abordado em tudo o que é tasca. Cada um terá a sua opinião a favor ou contra.

Desde que saiu o Enzo por 25 milhões (como se fosse um negócio altamente ruinoso para o Benfica vender um jogador com 29 anos por este valor) voltou outra vez à baila esta temática que, a meu ver, não tem nada que saber: as cláusulas servem para na hora de negociar, negociar o valor de um jogador por alto.

Tendo isto em consideração vamos lá a ver uma coisa. Querem que LFV diga o quê? Que se lhe oferecerem x ele já considera vender? Para depois se vender por um valor mais baixo é isso? Ou querem que ele diga que só vende pela cláusula (para o mercado ter uma ideia do custo do jogador) e que depois mande uma cartinha para os sócios em que diga que está a pensar vender por menos 5 milhões relativamente à cláusula? Deve ser.

A palavra dele tem que ser igual tanto para o mercado e para os sócios/adeptos. E como a ideia será, digo eu, fazer o melhor negócio possível em prole do Benfica, diz que só vende pela cláusula para, como já referi acima, negociar o valor do jogador sempre o mais alto que se consiga. Deve ser das técnicas de negociação mais antigas do planeta!

As mentes brilhantes que se fartam de dissertar sobre isto e não entendem este ponto, deveriam experimentar ir à feira da ladra e observar as pessoas a "regatear" os preços das cuecas e das meias.

Em todo o caso vejamos alguns exemplos das mentiras de Vieira. E podemos começar já com um bom exemplo que saiu pela cláusula e continuou a ser um péssimo negócio (tudo serve para dizer mal, até o que se faz de bem):

- Witsel. Comprado por 8 milhões, vendido por 40 milhões. Negócio altamente ruinoso e pouco rentável como se consta.
- Di Maria. Comprado por 5/6 milhões, vendido por 30 + objectivos rendendo à volta de 33 milhões, fora os benefícios desportivos que tivemos com ele.
- Coentrão. Custou 1 milhão ao Benfica. Vendido por 30 milhões.
- David Luiz. Uma descoberta única na 3ª divisão do Brasil (Parabéns à prospecção de jogadores do Benfica) que custou 500 mil euros. Vendido por 25 milhões + passe do Matic (avaliado em 5 milhões).
- Matic - Vendido por 25 milhões.
- Ramires. Comprado por 7,5 milhões. Vendido por 22 milhões.
- Javi Garcia - Custou cerca de 7 milhões (valor e negócio altamente criticado - ninguém conhecia a qualidade do jogador). Vendido por 20 milhões (novamente altamente criticado, deveria ter saído por uns 500 milhões, segundo alguns iluminados).
- Markovic - o miúdo-prodígio custa 10 milhões e sai por 25 milhões.
- Rodrigo - custa 5 milhões, é vendido por 30 milhões.
- Oblak - Custa cerca de 1 milhão e é vendido por 16 milhões (uma das mais caras transferências de guarda-redes de sempre). Um negócio tão mau para o Benfica que nem tem jogado no actual clube.
- Manuel Fernandes - Um produto da formação Benfiquista. Vendido por 18 milhões.
- Simão Sabrosa - Uma das mais caras contratações do Benfica (a par com Cardozo) que custa cerca de 12 milhões. No fim de um alto rendimento desportivo em prole do Benfica é vendido por uns míseros 18 milhões.
- Enzo Pérez - Um mal amado quando chega ao Benfica por 2,5 milhões que agora deixará saudades ao assinar pelo Valência por 25 milhões.

Ora, o Benfica e a sua má e altamente danosa gestão compra jogadores por volta dos 4/5 milhões e vende-os por 25/30 milhões. 5 a 6 vezes mais. Para além do lucro desportivo que obtemos com eles, obtemos também lucro e rentabilidade financeira.

Há que perceber que apesar da dimensão e da grandeza do Benfica estamos em desvantagem, economicamente falando, em relação a outros clubes de outros países. Têm mais dinheiro para contratações e têm mais dinheiro para pagar aos jogadores. Um jogador por melhor que se sinta no Benfica será sempre tentado aos milhões que os esperam no estrangeiro. É simples e fácil de perceber.
Nós teremos sempre que vender jogadores.
A menos que queiram que o Benfica seja comprado por algum Sheik com milhões do petróleo ou algum multi-milionário com ligações obscuras com a Máfia russa.
Eu cá prefiro que o Benfica seja Português e de Portugal e não propriedade de alguém que não entenda o valor sentimental da nossa cor e do nosso símbolo.

E Pluribus Unum!

Benfica!

14 comentários:

  1. Exactamente, factos são factos,
    Seria bom que posts como estes chegassem aos iluminados talibãs tipo Shadows e afins...

    Viva o Benfica
    RA

    ResponderEliminar
  2. Plenamente de acordo, se o presidente do SLB os tivesse vendido por valores irrisórios a esta hora um grupo de iluminados estariam a escrever e a dizer as mesmas barbaridades como o fazem nos ultimos tempos? Ou estariam a bater palmas afirmando alto e bom som que o SLB estava em saldo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem alguns que estão sempre contra, aconteça o que acontecer.

      Eliminar
  3. Esses 25 milhões de euros são para serem pagos em quantos anos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então? O dinheiro do André Gomes e do Rodrigo ainda não entrou?

      Eliminar
  4. Muito bom post. Pode ser que alguns talibans do teclado te leiam e usem a cabeça em vez da dor de cotovelo e das grandes azias que têm tido nestes últimos tempos.

    ResponderEliminar
  5. o di maria foi vendido por 25M+ objectivos e o Enzo custou 5.5M!! a maioria desses jogadores foram vendidos pelos valores certos ( Matic foi muito baixo)...agora o que eu queria que me explicasses é o porque de depois de o SLB perder 5/6 titulares numa época, ter sido "obrigado" a vender + 1 jogador fulcral a meio da época? é arriscar bastante não achas? caso o SLB não vença o campeonato, aposto que a maioria que diz que o Enzo foi bem vendido, vão ser os 1ºs a atirar as primeiras pedras... já agora explica me qual é a logica de dispensar Oliveira e Jara para estourar + 3ME em mais um "promessa" uruguaia? este tal jonathan é assim tao superior a Oliveira, Guedes, Fonte etc? Ou podíamos poupar esses trocos e apostar nos que cá estavam? esses negócios é que eu gostava de ver
    explicados...
    Ass:Luís

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha ideia que tinha sido por 30 milhões mas estás correto. Foi 25 + objectivos. Rendeu praticamente o valor que mencionei.
      Esclarece-me lá isso dos titulares? Rodrigo? André Gomes? Markovic? São esses? O único indiscutível que me vem à cabeça é Garay, mas esse já estava para sair há muito tempo.
      Preferes vender o Enzo agora por 25 ou no final da época por 15 ou 20? Ele tem 29 anos. Quantos jogadores de 29 anos se vendem por estes valores? Ele já deu muito ao Benfica e por isso devemos todos estar gratos.
      Isso são opções da direcção. Mas tens que ver que muitas "promessas" sul-americanas têm dado frutos ao Benfica. Queres falar do Di Maria? Do Salvio? Do próprio Enzo? Mas já sairam notícias em que os miúdos vão começar a ser aposta. Rui Fonte, João Teixeira, Gonçalo Guedes, Lindelof. Não chega?

      Eliminar
    2. Do 11 titular da época passada sairam: Oblak, Garay, Siqueira, Markovic, Rodrigo =5...e se considerares o Matic =6!
      Em relação ao Enzo, vou-te responder assim: prefiro ser campeão e vender o Enzo no fim da época por 15M€, do que vender agora por 25M€ e não ser! Cheio de jovens promessas está o SLB, o pior é que não há(nem tem havido) espaço para apostar nelas...por isso não compreendo (mais uma vez) se ir gastar parte do dinheiro de uma transferência em um jogador que não é mais que uma promessa.... Acreditas mesmo nessas noticias que os miúdos vão ser aposta? (já é para aí a 10ª vez que ouço o LFV a dizer que agora é que se vai apostar nos miúdos... estas declarações do LFV não passam de populismo barato)! Quais e quantos jogadores da B achas que terão mais de 90 minutos na equipa A até ao final da época? Achas que isso é aposta?
      Ass: Luís

      Eliminar
    3. Luís querias ficar com o Enzo a render cada vez menos porque queria ir para Valência? Com ele a decair de rendimento provavelmente no final da época já não o queriam lá ou já nem 15 milhões dariam por ele. O Benfica neste momento está em primeiro penso que em praticamente todos os escalões de futebol. Isso não reflete uma boa gestão? Para quando os adeptos confiarem mais nas estruturas do Clube? Pode-se fazer melhor? Pode-se sempre fazer melhor. O que é incompreensível é haver adeptos a duvidar das boas intenções de quem lidera...

      Eliminar
    4. Luís, queres mesmo falar do Oblak? Era tao bom que agora só joga na Taça do Rei? 16 milhões de euros? Acho que nem preciso esgrimir mais argumentos. O Siqueira veio emprestado, não era nosso e queria era dinheiro! Adeus e boa viagem! O Rodrigo com uma oferta de 30 milhões + um salário que o Benfica nunca poderia pagar, querias que ele ficasse? O Markovic veio para o Benfica praticamente de passagem, tal como foi Ramires. Foi um grande negócio que o Benfica aproveitou e bem e, no meu ponto de vista, não o podes considerar titular indiscutível visto que ele entrou na equipa quando o Salvio se lesionou. Só faltava dizeres-me também que o André Gomes também era um titular indiscutível.
      Sim tanto que acredito que já se andam a treinar com a equipa principal. Ou será que estão lá apenas para apanha-bolas?
      Lá está, como diz o Ghozé, o Benfica está em primeiro em todos os escalões e isso é um grande indicador de sucesso. É que a melhor formação do mundo está apenas a atrás de nós. Ficamos assim.

      Eliminar
    5. Mesmo que o Enzo tinha descido de rendimento este ano, continua (ou continuava) uns furos bastastes acima de qualquer outro jogador que esteja no plantel (principalmente com o R.Amorim lesionado)... Maestro10, estas a levar a conversa para o aspecto puramente financeiro, quando aí eu já te disse que concordo com os valores das vendas... ...o que eu falo e isto é de conhecimento comum, é que não podes ou devias desmantelar meia equipa de uma época para outra, perdendo rotinas, entrosamento, etc. E como já saíram tantos jogadores essenciais na época passada, acho que era fundamental não deixar sair o Enzo este ano...Se temos condições para terminar em 1º? Claro que sim... Mas também estamos bastante mais fracos e arriscamos perder a nossa vantagem...Oxalá corra Bem! Os miudos da B treinarem com a equipa A, não significa que vão ser aposta...tu acreditas, eu sinceramente não, porque:
      1º- Historial dos últimos anos
      2º- Só haver duas competições, ( Se em épocas sobrecarregadas, com jogos controlados não houve hipótese de os miúdos praticamente calçarem, duvido muito que seja agora).
      3º O actual plantel já é demasiado grande (ainda por cima só com 2 competições), ainda vamos contratar um jovem Uruguaio para "potenciar", duvido muito por exemplo que o R.Fonte (e os outros miudos da B) venham a ter mais minutos que o Nelson Oliveira!
      Falas que se está a trabalhar bem na formação (100% de acordo) e há grandes jogadores na B e em todos os escalões... mas o problema está na falta de aposta destes miúdos em detrimento de outros jogadores que custam milhares de euros e muitas vezes de qualidade muito inferior ... Mas ficamos assim.
      Só no final da época podemos ver:
      -Se a saída do Enzo, foi uma das causas para eventuais maus resultados ou se os jogadores que o vão substituir, deram conta do recado.
      - Se houve realmente aposta nos miúdos da B

      Ass: Luís

      Eliminar
  6. É um bom post, mas ao mesmo tempo é dar importância a quem não a tem, e a maioria deles sabe que são bons negócios,mas criticam porque o fim deles é outro.

    ResponderEliminar