quinta-feira, 30 de abril de 2015

Jorge Jesus


Todos os anos chegamos a esta altura em que o campeonato está na recta final e começa-se a ouvir sempre a mesma história: Se Jesus deve ou não renovar, se Jesus é treinador para o Benfica, se deve partir, se deve ficar, se deve contratar um professor de linguística. Enfim, toda uma panóplia de possibilidades para o futuro do nosso mister.

Acho que muita gente não deve ter mesmo que fazer ou então apenas se entretêm a destabilizar o nosso clube. Não consigo entender. É sempre a mesma coisa todos os anos! O homem faça o que fizer vai ser sempre escrutinado, vai ser sempre criticado, vai ser sempre vaiado. Não há consenso pela blogosfera no que concerne quer a direção do Benfica quer o treinador. Tudo bem. Somos livres e seres pensantes com opiniões distintas. Mas há limites para a estupidez, desculpem o desabafo.

Farto-me de ler comentários tristes sobre o nosso treinador. Um homem que já deu tanto ao Benfica.
Uns dizem que a saída só peca por tardia, outros dizem que ele não serve para o Benfica, outros apelam para que o Vieira não renove, há quem diga que ele não fez nada pelo clube, que não presta como treinador e com os recursos que o Vieira lhe deu também eu fazia e acontecia. "Ele chegou a duas finais europeias mas não as ganhou!" Chegou lá por acaso, querem ver? Sinceramente.. E isto é apenas uma amostra.

Ora, isto leva-me a crer que muitos destes pseudo-benfiquinhas (ou até adeptos de outros clubes para tentar destabilizar), devem ter nascido todos em 1995. Não devem saber como era o Benfica antes de Vieira e de Jorge Jesus. Não devem conhecer os mandatos negros de Manuel Damásio ou de Vale e Azevedo. Não devem ter conhecido ou visto outro treinador no Benfica que não Jorge Jesus, visto que só o sabem criticar e falar mal dele.

Não devem ter visto Quique Flores, Koeman ou Camacho. Que com plantéis com qualidade idêntica ao que foi "entregue" a Jorge Jesus não conseguiram mais que o 2º e o 3º lugar!
Não sei porque insistem em dizer que ao Jesus deram todas as condições (e por isso é que foi Campeão no seu primeiro ano como Treinador do Benfica) e aos outros não.

Vamos por partes.
Koeman tinha jogador fraquinhos como Quim, Moreira, Léo, Luisão, Petit, Karagounis, Simão Sabrosa, Laurent Robert, Manuel Fernandes, Nuno Gomes, Sokota, Miccoli, Mantorras. Plantel este praticamente todo herdado de Trappatoni.

Quique Flores tinha jogadores medianos, fracos ou razoáveis como Quim, Moreira, Simão Sabrosa, Léo, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Katsouranis, Aimar, Di Maria, Reyes, Cardozo.

Jesus em 2009 tinha Quim, Moreira, Maxi Pereira, David Luiz, Luisão, Javi Garcia, Ramires, Aimar, Carlos Martins, Fábio Coentrão, Di Maria, Cardozo, Nuno Gomes, Saviola.

Mas está tudo louco?
Há assim tantas diferenças de plantel? Há assim tantos argumentos para justificar a falsa afirmação que Jesus teve mais "condições" que os outros antes dele?

Ou é "apenas" um grande Treinador que faz o melhor que sabe e lhe compete com o que tem? Ou é apenas o melhor treinador das últimas décadas do Benfica?
Que com um plantel teoricamente inferior ao do Porto, leva 3 pontos de avanço sobre o rival? Onde até ganhou no Dragão esta época. Algo que não acontecia há anos.

"Ah mas o Jorge Jesus não ganhou nada antes de chegar ao Benfica!" E o Mourinho ganhou o quê antes de chegar ao Porto? Estão sempre a "endeusar" o Mourinho que nada ganhou no Leiria. O que ganhou foi no Porto. Onde teve as condições de um clube "grande". E o Jesus está onde? Está só no maior clube do mundo!

Querem o quê? Que ele vá embora? E depois quem vem? O Rui Vitória? O Pedro Martins? O Paulo Fonseca? O Vítor Pereira? Deve ser.
O Jorge Jesus não presta para o Benfica? Tá certo. Deixem-no sair e depois venham chorar para ele voltar. Não ganhem juízo não!
Este é o nosso treinador! Foi este senhor que pôs o Benfica a jogar bem e bonito! Foi com ele que voltámos aos títulos e às conquistas!

Espero que venha o 34º e com ele a renovação de contrato ao melhor treinador português a treinar em Portugal!

5 comentários:

  1. Caro Maestro10,

    Concordo plenamente que Jesus deve ficar e, por acaso ou não, também escrevi sobre isso:

    http://aocolinhodoisaias.blogs.sapo.pt/fiel-a-palavra-dada-e-a-ideia-tida-2210

    Abraço,
    Isaías

    ResponderEliminar
  2. devem querer ficar sempre em segundo e terceiro lugar. tomem mas e juizo. o homem sabe da poda deixem estar que esta mto bem. tenho 53 ANOS SEI DO QUE FALO

    ResponderEliminar
  3. Felizmente a blogosfera representa uma pequena parte dos benfiquistas e são sempre os mesmos a dizer mal. Do Presidente que lhes retirou mordomias ou o acesso ao poder no SLB ainda se compreende (?), agora do melhor treinador dos últimos anos é que não se percebe. Enfim... sábado vamos ganhar!

    ResponderEliminar
  4. 100% contigo. Nota-se muito a completa falta de noção de muito gente que parece que só conheceu o Benfica que ou acabava em primeiro ou lutava até ao fim do campeonato. Nos 15 anos antes de Jesus fomos à Champions 5 vezes. Agora vai sempre e por causa disso a discussão já é "se passa ou não a fase de grupos". Entre Trapatonni e Jesus o Benfica nunca discutiu o campeonato até ao fim. Agora discute sempre e por causa disso a conversa já é "se perde ou não nas fases finais". Antes o Benfica nunca tinha vantagens pontuais na fase final do campeonato. Agora tem sempre e a conversa é "se as perde ou não". Claramente o preço do sucesso. Estou convencido que LFV terá noção da sua importancia e espero que os tubarões continuem a olhar para o lado. Abraço!

    ResponderEliminar