Esta semana foi marcada em parte por alguma crítica a Vieira e à forma como o Benfica tem, supostamente, encarado as eleições na Liga. Têm dito que o Vieira anda submisso, que é conivente, que anda a almoçar com Pinto da Costa, que vai ao Norte beijar a mão ao Papa. Enfim. Já li e ouvi todo o tipo de disparate sem nexo nenhum.
Vamos lá a ver.
O Benfica e o Porto continuam de costas voltadas. Isto embora circulem por aí histórias do fim do mundo. Estes dois emblemas históricos têm formas de estar e de encarar o futebol completamente opostas, dentro e fora das quatro linhas. Isso para mim é ponto assente.
O que aconteceu foi apenas um entendimento entre 27 clubes, onde estão obviamente Benfica e Porto, para se poder por exemplo, ter um campeonato de futebol. Dizem que para podermos apoiar a equipa do nosso coração, é bom que ela esteja a disputar um qualquer campeonato. E para isso é preciso existir uma Liga. Com adversários. Achei que era bom reforçar este ponto.
A situação na Liga estava tão boa ou tão má que já se falava na suspensão dos campeonatos e, como tal, o Benfica está empenhado, como o maior Clube Nacional e que "sustenta" o futebol português, em ajudar a encontrar uma solução para o problema. Isto está errado? Parece que para muito idiota que anda aqui pela blogosfera isto é crime. Mas tenho a certeza que se o Benfica ficasse impávido e sereno optando por uma postura mais passiva, a crítica iria sair das mesmas canetas e dos mesmos "escribas" em que não se iria compreender como o maior Clube Português não estaria a fazer nada para salvar o futebol nacional.
Luís Duque. O que tem Luís Duque? É por ser do Sporting ou porque também foi escolhido pelo Porto? Então os que falam que Benfica e Sporting se deveriam unir contra o poder instalado são agora os mesmos que dizem que Luís Duque não pode ser? Então? O Benfica só deveria apoiar sócios de 50 anos do Benfica?
Havia por aí iluminados que afirmavam que o Benfica deveria intervir e usar o seu estatuto para defender os seus próprios interesse em detrimento dos rivais. Ora então estavam a defender, implicitamente, que se deveria mexer cordelinhos por detrás das cortinas. Agora os mesmos vêm dizer que o Benfica não se pode alinhar com jogos de bastidores que se andam a promover com esta cena do Luís Duque? Então? Em que ficamos? Temos que escolher. Não podemos ser apenas bipolares quando nos apetece ou quando nos dá jeito. Vamos lá a ter uma opinião coerente.
Alguém tem interesse em extrapolar esta situação de entendimento entre 27 clubes para afirmar com unhas e dentes que existe uma aliança Porto-Benfica. Isto é tão ridículo. É como dizerem que o Bebé é candidato a ganhar a Bola de Ouro. É que isto só se encaixa no perfil típico de Benfiquistas que só têm como objectivo atacar a actual direcção. O que me leva a crer que têm agendas próprias com posicionamentos futuros bem delineados. É fácil aproveitar a "moral" que a internet nos dá para manchar o nome e a honra das pessoas que andam a lutar contra a corrupção no futebol português.
É fácil inventar e alimentar boatos para se mostrarem conhecedores dos "bastidores do futebol português". É que estes foram os mesmos que anunciaram vezes sem conta a renovação mais do que certa e sabida com a Olivedesportos. E quando o Benfica decide avançar com o projecto da BTV e explorar os próprios direitos televisivos, calaram-se e posicionaram-se para outros sectores de crítica. Pois.
Bruno de Carvalho. Parece que está na moda agora elogiar o Presidente do Sporting. Tudo o que ele faz está bem e é o mais acertado. Desconfio é que muitos dos bajuladores do BDC que por aí andam (mal) disfarçados de benfiquistas pela blogosfera, não passam mesmo é de lagartos ressabiados. Elogiar um Presidente que se entretém a atacar o Glorioso, que inventou uma conversa telefónica com o Presidente do Benfica e depois afirma que foi apenas uma ironia.. Um Presidente que se auto-excluiu das reuniões da Liga e que tem um passado empresarial duvidoso e altamente suspeito. Ao que parece este é que é bom? É que nem dá para rir. Está tudo dito.
Estamos em 1º no campeonato. Ganhámos 4 títulos no ano transacto. Temos a melhor situação financeira de todos os clubes de futebol em Portugal. Somos o clube mais ecléctico do país. Estamos em todas as frentes no que diz respeito às várias modalidades desportivas. Somos o único clube não envolvido em corrupção, nomeadamente escutas, fruta ou pagamentos a árbitros por multibanco na Madeira.
Tudo o que se está a fazer e que já foi alcançado de positivo no Benfica e pelo Benfica não interessa para nada?
Tá certo.